A NOVO DIA

A Nossa História

2001

2001

ERA UMA VEZ… UM PEDIDO DE AJUDA!

Tudo começou em 2001, quando uma jovem pediu socorro: “Trabalho na área da prostituição e preciso urgentemente de ajuda para mudar de vida”.

Nesta altura não existiam respostas sociais para esta realidade na ilha de São Miguel. Com a vontade de apoiar este pedido de ajuda, dois amigos, recém-licenciados na área social, idealizaram o primeiro projeto da NOVO DIA – Associação Para mulheres e jovens em risco, que seria direcionado para profissionais do sexo que pretendiam reformular as suas rotinas e integrar um programa de reinserção na sociedade.

2002

2002

Um ano mais tarde, e depois de alguma papelada e pesquisa inerente ao processo, finalmente em março de 2002, nasceu oficialmente a Novo Dia. A sua primeira ação de intervenção inseriu-se num Projeto de Luta Contra a Pobreza denominado “Serviço de Apoio Integrado à Mulher”. Esta união de esforços permitiu a concretização do sonho inicial através da abertura da primeira valência – o “Centro de Acolhimento Temporário para Mulheres em Risco – A Casa”.

2003

2003

No ano de 2003, iniciou-se um novo ciclo na Associação Novo Dia, com a criação da segunda valência: a “Unidade Móvel”, uma carrinha que percorria as ruas de Ponta Delgada com o objetivo de dar apoio à população sem-abrigo, indo ao seu encontro e fornecendo refeições, vestuário, uma palavra de conforto, bem como, tentando o seu encaminhamento para respostas sociais e tratamentos básicos de saúde.

2004

2004

Em 2004 a Novo Dia, em parceria com a Associação Nacional de Farmácias (ANF), ingressou no projeto “Troca de Seringas” na Unidade Móvel, com o objetivo de distribuir kits aos/às utilizadores/as de drogas injetáveis, bem como, recolher utilizadas, identificar situações de risco e sensibilizar para práticas de consumo seguras.

2005

2005

No ano de 2005 a valência “Unidade Móvel” é integrada no Acordo de Cooperação com o Instituto de Ação Social, e ainda, o seu circuito de atuação é reforçado através do projeto “Extremos da Ilha” o que veio permitir mais apoio e uma maior capacidade de resposta às pessoas em situação de sem-abrigo. 

No mesmo ano, é criado o “Centro de Informação, Promoção e Acompanhamento de Políticas de Igualdade – CIPA”, promovido pelo Instituto de Ação Social no âmbito do Projeto Violeta. Esta terceira valência, vem acrescentar imenso valor ao trabalho desenvolvido pelas duas anteriores através de campanhas e ações de sensibilização para a promoção da igualdade de oportunidades para tod@s, combate à violência e à não discriminação.

2006

2006

Em janeiro do ano de 2006 a Novo Dia inaugura a quarta e quinta valência. 

O “Centro de Acolhimento Temporário e de Emergência para Homens – CATE”  iniciou atividade em ….. e permitiu retirar das ruas xxx pessoas e 

“Centro de Emergência para Mulheres em Risco – Drop In“.

2010

2010

A 1 de julho de 2010 foram alterados os Estatutos da Associação adequando-os à realidade e objetivos atuais da mesma, passando a instituição a denominar-se Novo Dia – Associação para a Inclusão Social.

2014

2014

No dia 1 de julho de 2014, dado identificação e número de pessoas em situação de sem abrigo cidade de Ponta Delgada, após algumas alterações na valência “Centro de Emergência para Mulheres em Risco – Drop In”, esta passa a acolher utentes de ambos os sexos que se encontrem nesta condição de vulnerabilidade.

2019

2019

Com o objetivo de prestar um serviço de  qualidade para apoio às pessoas em situação de emergência social, em 2019 o Centro de Emergência integra um novo espaço  aumentando e duplicando a sua capacidade de resposta, para 30 vagas, partindo ainda para garantir apoio a vários níveis, aqueles que se encontram a pernoitar pelas ruas.

2022

2022

Surge  o projeto Fora d´horas com propósito de reforçar a equipa de rua ao fim de semana (quinta e sexta-feira noite, sábado e domingo), ampliando assim, o horário de intervenção da única equipa de Rua [uma vez que só funcionava em horário semanal e diurno]. A implementação do projeto foi uma necessidade emergente sentida pelas instituições, profissionais e respectivas pessoas nesta condição, visto não existir a tal resposta social ao fim de semana.

2023

2023

Procurando contribuir para a erradicação de situações crónicas de sem abrigo, em junho 2024 a Novo Dia  abraça o projeto Piloto “PDL Housing First”, garantindo o acesso imediato a uma habitação individualizada a 2 pessoas nessa condição,  com suporte intensivo (24/horas) de uma equipa especializada.

No mesmo ano, reforçando o trabalho já desenvolvido pelas equipas de rua, foi criada a equipa “Saúde na rua” com o objetivo de responder à necessidade de aproximação dos cuidados de saúde na rua, mais propriamente através de um equipa multidisciplinar (psicólogo, enfermeiros, educador de par, psiquiatra e infectologista) indo ao encontro das pessoas nos locais onde estas se encontram, promovendo o acesso à saúde, rastreio e tratamento a infeções sexualmente transmissíveis.